Se você experimenta medo neste momento, você precisa ler isto!

  • Artigos
Texto: Juliana Leal | 23/03/2020 |
Visitas 538

Quando pensa no FUTURO, você costuma sentir como se as coisas estivessem totalmente fora do seu controle?

Isso também acontece quando você olha para sua vida PRESENTE?

O que vê são dinâmicas pessoais, relacionais, sociais e profissionais que exigem muito, mas muito de você, verdade? Dinâmicas que costumam tirar sua força, seu foco e sua coragem de seguir em frente. Acertei?

Aí você se vê, vez ou outra, se lembrando do PASSADO como estratégia para não sucumbir diante de um presente conturbado, cheio de problemas e de um futuro incerto.

O que você experimenta diante de tudo isso é um medo profundo de não dar conta de se relacionar com os rumos do cenário político, econômico e humanitário que se desenha no horizonte. 

Afinal, você acredita mesmo que estamos todos caminhando para o fim dos tempos diante de tantas catástrofes naturais, pandemias, crises financeiras, guerras e outros conflitos que assolam o mundo.

Você se olha no espelho e o que vê é o reflexo de alguém realmente desmotivado e sem esperança, mesmo tendo absoluta certeza de ser uma pessoa boa e com um bom coração.

Você se percebe, muitas vezes, enfraquecido, temeroso e sem forças para tentar olhar de outro modo para tudo isso, mesmo acreditando ser alguém que sempre contribuiu positivamente com o mundo e com as pessoas ao seu redor. Alguém que sempre fez e faz sua parte.

Essa desmotivação surge porque são inúmeros os prognósticos, estatísticas e previsões de um batalhão de especialistas que afirmam e confirmam que estamos a poucos passos do apocalipse. Do fim dos tempos. 

E você, como é apenas uma pessoa, não conseguiria resistir ou reagir sozinho a isso tudo. Não seria capaz de atravessar vivo tudo isso.

No entanto, preciso te contar: VOCÊ PODE SIM!

Aliás, só você pode fazer isso por você! Mais ninguém!

Antes de te explicar melhor como seria isso, vou te contar uma pequena história. 

 

O INFERNO

Buda meditava tranquilamente no inferno, mas recebeu a visita de alguns demônios que foram convocados para tirarem sua paz. Algum tempo depois o diabo foi até eles entender o que acontecia e o que viu foram seus servos meditando em postura de lótus junto à Buda.

A simplicidade dessa história nos ensina a nos relacionarmos com os fatos do jeitinho que se apresentam para nós. Sem resistências, enfrentamentos ou medo.

Mas como fazer isso? Afinal, Buda é Buda e você apenas um ser humano.

 

MUNDO INTERNO

A verdade é que quando você vive um belo mundo interno, sem conflitos, dúvidas e medos, qualquer situação que se apresentar no mundo externo não será capaz de abalar sua fortaleza. 

Mesmo estando no inferno!

O que quero dizer é que sua mente comanda tudo! E você precisa calá-la. Sua tagarelice não pode te levar à loucura de desistir da vida, do futuro, do amor e da paz simplesmente porque momentos de crise e dificuldades surgem no horizonte de sua vida.

Se você aprender a se relacionar com os fatos, mantendo seu mundo interno inabalável, o inferno pode se apresentar diante dos seus olhos que você seguirá firme e forte com sua vida porque você não a condicionará aos fatos. Sua felicidade não dependerá deles. Você não a colocará em xeque-mate diante do porvir. 

 

CORONAVÍRUS

Foi mais ou menos o que aconteceu com o professor Hilário Trigo no mês passado. Ele tinha uma viagem marcada para a China para um encontro com um de seus mestres espirituais, Sri Amma Baghavan. 

Sim! Ele estava literalmente no olho do furacão do Coronavírus!

No voo de primeira classe que pegou para ir de Dubai a Hong Kong apenas ele estava no segundo andar da aeronave destinada à classe executiva e à primeira classe. Um espaço com capacidade para umas 300 pessoas!

Mesmo com medo, se é que havia algum dentro dele, ele foi. E o universo se reconfigurou, assim como os demônios que tinham como meta perturbar a paz de Buda. 

A realidade se reconfigurou para que ele estivesse protegido de qualquer possibilidade de contato com a doença e chegasse ao seu destino em segurança para se encontrar com seu professor.

 

A CAVERNA

Você se lembra do texto do Leo Rampazzo? (Artigo no blog: “Ele conquistou tudo o que queria, só faltava o essencial.”)

Nele eu falei do mito da Caverna. Quem nela morava desconhecia o mundo lá fora e, portanto, havia medo em experimentar o novo. 

Em relação aos problemas, desafios, obstáculos, crises é a mesmíssima dinâmica!

Medo há, inclusive porque essa emoção é o núcleo central da mente humana. 

No entanto, é preciso ir com medo mesmo!

 

O FUTURO

É preciso sair da caverna e experimentar o novo, o incerto. O futuro.

Sair do controle e se relacionar de modo funcional com “aquilo que é”, ou seja, com o que quer que surja, aconteça ou emerja.

É preciso estar disponível para o inusitado, para a impermanência, para o que vier. 

Sair do quentinho de uma caverna (mundo ou realidade já conhecida) e ousar conhecer o que ainda não tem nome. O que ainda existirá.

Medo todo mundo tem! Por isso, vá com medo mesmo! 

Apresente-se diante do mundo com a cara e a alma de quem está preparado para o que der e vier. Em absoluta paz interior. Inabalável como Buda.

 

UMA LANTERNA

Mas se você acha tudo isso uma loucura ou algo impossível de realizar, te convido a experimentar uma semana de aulas gratuitas com o professor Hilário Trigo, a 12ª Semana das Constelações Familiares da Escola VIDA e, de mãos dadas com ele, atravessar a entrada dessa caverna e, então, ver a LUZ do sol. 

Atravessá-la com recursos e ferramentas que te possibilitem, em algum momento, soltar as mãos de seu professor e experimentar sozinho, e com coragem, o que vier. Com leveza e graça para o Bem Maior.

Vamos todos? 

Somos muitos os alunos e alunas que fizemos e estamos fazendo essa importante e crucial travessia de vida. 

A força está no grupo! E juntos podemos ir além.

Participe da 12ª Semana das Constelações Organizacionais com foco em soluções na Vida Pessoal, Relações e Vida Profissional. Inscreva-se gratuitamente em: https://hilariotrigo.com.br/


REFERÊNCIAS
Juliana Leal
Texto
Fonte dos Ensinamentos: Hilário Trigo

Recomendados para você

Qual é o caminho para uma vida bonita?

Esta é a história de um casal que se encontrou na Escola VIDA: Márcia e Cristiano. Após se conhecerem pessoalmente no presencial do Vida Espiritualidade, um dos programas da escola, conectaram-se profundamente e decidiram viver uma história de amor. E o que estreitou a distância entre eles? Uma carta...

Esta é a história de um casal que se encontrou na Escola VIDA: Márcia e Cristiano. Após se conhecerem pessoalmente no pr...

Como Atravessaremos a Crise?

Se eu te dissesse que existe uma bonita solução para atravessar este momento de crise? Que existem opções e um professor que poderá te guiar por este caminho? Você tomaria essa decisão? Um linda aula onde Hilário Trigo mostra como vivermos uma vida gerando valor a vida de outros.

Se eu te dissesse que existe uma bonita solução para atravessar este momento de crise? Que existem opções e um professor...

Melhores no amor, melhores na dor.

Em tempos difíceis precisamos desenvolver a habilidade de obter uma boa atitude enquanto esperamos. Esperar e não agir ou agir e esperançar? Ao agirmos podemos obter resultados satisfatórios, mas também podemos nos deparar com conflitos que nos causam dor. Veja como Alessandra alavancou sua vida profissional, seu casamento e a forma com que agora ela se posiciona diante de situações imprevisíveis.

Em tempos difíceis precisamos desenvolver a habilidade de obter uma boa atitude enquanto esperamos. Esperar e não agir o...